Dark Water, 2002
( Honogurai mizu no soko kara)
País:Japão
Direção:Hideo Nakata
Elenco: Hitomi Kuroki ,Rio Kanno,Mirei Oguchi,Asami Mizukawa ,Fumiyo Kohinata,Yu Tokui
SINOPSE: Mulher, que passa por um difícil processo litigioso de divórcio, muda-se para um pequeno apartamento juntamente com a filha de 5 anos. Apesar de localizado em um bairro um tanto decadente, o apartamento é aparentemente perfeito. O problema começa quando aparece uma goteira que só cresce a cada dia a ponto de invadir o apartamento inteiro e que ninguém consegue dar jeito .Com a tempo a mãe passa a ficar insegura da própria sanidade mental e inicia uma investigação para descobrir o que está acontecendo. Pra piorar ainda mais a situação, sua filha passa a se comportar de maneira estranha e começa a ter visões de uma menina de cabelos negros e longos.
COMENTÁRIO:Esse filme de terror conta uma história triste e melancólica, e que diferente dos filmes de terror convencionais não prega um susto a cada minuto. Na realidade, boa parte do filme é usada pra estabelecer uma conexão com os personagens, que praticamente são apenas dois Yoshimi Matsubara ,(Hitomi Kuroki) a mãe insegura , e sua filha Ikuko(Rio Kanno). Ao longo do filme vamos observando diversas implicações para o comportamento da mãe que, claramente traumatizada em sua infância, , busca de forma desesperada não cometer os mesmos erros da própria mãe. Além disso, ela é uma mulher emocionalmente frágil que busca mostrar ter a capacidade para cuidar sozinha da filha.
Existem algumas cenas bem assustadoras, mas assim como em “O Chamado”, que é do mesmo diretor, Hideo Nakata, não existem cenas com sangue. O relacionamento entre mãe e filha é muito bonito, você realmente acredita na forte ligação das duas. Isso é muito importante pois como já disse, elas são praticamente as únicas atrizes do filme, pois todos os outros personagens tem participação muito pequena no filme.
Esse é um dos poucos filmes de terror asiático que resultou em um remake de qualidade( Água Negra, de Walter Salles) e juntamente com “O Chamado”, começou com essa verdadeira epidemia de remakes de filmes asiáticos.
O final, apesar de muito assustador, é aberto e não explica nada, mas na minha opinião isso não estraga o filme.Altamente recomendado para quem gosta de filmes de terror psicológico, com ênfase no psicológico.
Cotação:4/5
ALERTA SPOILER: Leia somente se já tiver assistido o filme.
Muito se fala a respeito da cena final do filme. Algumas pessoas não entenderam ,e diversos tipos de interpretação surgiram. Então eu vou dar a minha interpretação, já que o fim é meio confuso mesmo.
Bom, eu acho que a menina fantasma queria ter uma mãe para cuidar dela e ao ver a chegada das duas, resolve que a mãe seria sua de qualquer maneira .No prédio não existiam outra crianças, e seus ataques eram sempre direcionados a Ikuko. No final diante da perspectiva de perder a filha, ou mantê-la viva, mas permanecer cuidado da fantasma, ela opta sem hesitar pela segunda opção.
Ao entrar novamente no apartamento, anos depois, Ikuko se depara com o fantasma da mãe, que vive o tempo inteiro a ali e ficará eternamente cuidando da fantasma. Sinistro, né? E bem mais assustador que o remake americano.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zM_5hGBKqbE]
Dados do Arquivo:
Servidor: Mega; Tamanho: 874,2 MB; Formato: MKV; Idioma: Português ; Legenda: Não Possui