O Tigre e o Dragão, 2000
(Wo Hu Cang Long / Crouching Tiger, Hidden Dragon)
País: China, EUA, Hong Kong,Taiwan
Diretor: Ang Lee
Elenco:Chow Yun-Fat , Michelle Yeoh, Zhang Ziyi, Chen Chang
SINOPSE: história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.
COMENTÁRIO: “O Tigre e o Dragão” foi o primeiro filme que realmente chamou a minha atenção para toda a riqueza cultural do oriente e que até então era desconhecida por mim. Sempre fui fã de filmes orientais, mas até então eu me limitava aos filmes de Bruce Lee, e aos animes.Eu fiquei completamente obcecada, queria ver cada vez mais e mais filmes e conhecer mais sobre essa cultura maravilhosa.Claro que sem as facilidades que existem hoje, mas comecei a comprar filmes e procurar nas locadoras ( elas ainda existem?) e a partir de então comecei a formar o meu acervo, que hoje divido com vcs.Tudo começou com esse filme, que merecidamente ganhou o Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”
Mas vamos a resenha. “O Tigre e o Dragão” é um filme em que a trama não é ume mera desculpa para as lutas, e os personagens são muito bem desenvolvidos e cheios de dilemas. Mas é impossível falar desse filme sem falar das cenas de luta. As coreagrafias possuem uma beleza rara, e ao mesmo tempo muita energia e criatividade. Obviamente temos que esquecer por completo das leis da gravidade, como por exemplo do duelo em cima das folhas de bambu.Também é interessante observar que a personagem Jen Yu (Zhang Ziyi) é movida basicamente pela vontade de se libertar da sociedade machista, em que está inserida. Com um visual poético totalmente concebido por Ang Lee ( que afirmou ter se sentido ofendido pelas lutas mostradas em “Matrix”, e por isso decidiu fazer o filme), que em conjunto com um empolgante roteiro e personagens carismáticos, “O Tigre e o Dragão” é simplesmente obrigatório para todos que sejam fãs do cinema oriental.
Cotação: 5/5
Dados do Arquivo:
Servidor: Mega; Tamanho: 348,6 MB; Formato: rmvb; Idioma: Português ; Legenda:Não Possui