Cartas de Iwo Jima, 2006
( Letters from Iwo Jima)
País: EUA
Diretor: Clint Eastwood
Elenco:Ken Watanabe, Kazunari Ninomiya, Tsuyoshi Ihara, Ryo Kase, Shido Nakamura.
SINOPSE:Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.
COMENTÁRIO:“Cartas de Iwo Jima” pode ser considerado a versão nipônica e melhorada de “A Conquista da Honra”.Entretanto, recomendo, que assistam a “Conquista da Honra”, pois os dois filmes se complementam.
Tudo graças a direção impecável de Clint Eastwood.E também muito corajosa, por levar o foco da história para o lado dos japoneses, ou seja, “os inimigos”.E ainda por cima, fazer com que nos importemos com cada um dos personagens, exigindo também muita sensibilidade, para conseguir entender uma cultura tão complexa quanto a japonesa.
No filme, acompanhamos dois protagonista: o recém- chegado General Taamich Kuribayashi ( Ken Watanabe),que estudou táticas militares nos Estados Unidos, e o soldado Saigo ( Kazunari Ninomiya), que não concorda com a estratégia de defesa de Iwo Jima e muito menos com a guerra, já que ele é apenas um simples padeiro, que nunca se interessou pela vida militar.
Um dos maiores méritos do filme, é ser praticamento inteiro falado em japonês, outra decisão corajosa de Clint Eastwood, já que é muito conhecida a preguiça que os americanos tem de ler legendas.Mas esse fato dá uma autenticidade muito maior ao filme e aos personagens.Graças às ótimas atuações de Ken Watanabe e de Kazunari Ninomya ( meu amado Nino, cada dia mais fofo!) a medida que passa o filme, vamos percebendo que cada um daqueles soldados era um ser humano, com família, sentimentos e sonhos, que a guerra, em sua estupidez trata de massacrar. Outro fator importante, é mostrar o forte nacionalismo dos japoneses, que não hesitam em cometer suicídio e ter uma morte honrosa.
Com um final triste, já que desde o início sabemos exatamente como essa batalha irá terminar, “Carta de Iwo Jima”, nos enche com as emoções dos personagens, mostrando um lado da história raramente contado em filmes ocidentais e faz com que cada um de nós reflita sobre a ignorância da guerra e suas mazelas. Simplesmente imperdível!
Cotação: 5/5
Dados do Arquivo:
Servidor: Mega; Tamanho: 497,7 MB; Formato: rmvb; Idioma:Japonês ; Legenda:Português