Desafio das 52 Semanas #09.Documentário:The Kingdom of Dreams & Madness

Desafio das 52 Semanas #09.Documentário:The Kingdom of Dreams & Madness

The Kingdom of Dreams & Madness, 2014

(Yume to Kyoki no Okoku)

País: Japão

Diretor: Mami Sunada

Elenco: Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Hideaki Anno, Toshio Suzuki

SINOPSE: Conheça as forças criativas por trás Studio Ghibli, o estúdio de animação japonês premiado que é o foco deste documentário. Hayao Miyazaki, o diretor de tais maravilhas cinematográficas como Princesa Monokoke, A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado é o ponto central.

Ele está trabalhando em seu mais recente, e talvez o seu último filme, Vidas ao Vento. O estúdio onde ele faz os storyboards de todo o filme, e onde sua dedicada equipe cuidadosamente desenha cada quadro a mão, é desordenado, aconchegante e, aparentemente, sem quaisquer novas tecnologias.

Do outro lado de Tóquio, seu colega Isao Takahata está trabalhando em sua mais recente obra. O produtor e co-fundador Toshio Suzuki se mescla entre os dois, conseguindo habilmente gerenciar suas distintas abordagens.

A diretora Mami Sunada que venceu o Prêmio do Público da SFF de Melhor Documentário em 2012, capturou a intemporalidade do processo, o brilho e habilidade, e o perverso humor brincalhão de Miyazaki . Prepare-se para se encantar com a genialidade do Studio Ghibli.

COMENTÁRIO:O filme nos transporta a uma verdadeira viagem por dentro do Studio Ghibli, por meio do diretor Hayao Miyazaki, durante o desenvolvimento daquele que será o seu último filme, “Vidas ao Vento”.Esse documentário é simplesmente maravilhoso, tão bom que nem senti o tempo passar.

É impressionante que filmes tão maravilhosos, como “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado”, “A Princesa Mononoke” entre tantos outros  tenham saido da mente de uma única pessoa. Miyazaki é um homem fascinante, idealista, extremamente dedicado ao trabalho, mas ao mesmo tempo com com uma visão negativa sobre o futuro da sua arte.O que é bastante surpreendente, já que ele perdeu a fé no futuro de sua arte e prevê apenas a ruina.”Tudo desmoronará”, chega a dizer em um determinado ponto do filme, que é sempre permeado com cenas do começo do Studio, mostrando Miyazaki bem novo.

O filme também acompanha  Isao Takahata, que admito só ter assistido um filme:”Túmulo dos Vagalumes”. É bem interessante observar a sua total incapacidade de lidar com prazos e planejamentos, já que o cronograma do seu filme estava completamente atrasado, por culpa do seu perfeccionismo exagerado.

É muito interessante observar, que Miyazaki, mesmo o tempo inteiro com aquela expressão sorridente de bom velhinho, demonstra um alto grau de exigência em cima dos jovens desenhistas do estúdio, que chegam a pedir demissão por não aguentar tanta pressão.Talvez por isso, pelas paredes do estúdio tenham vários bilhetes colados com palavras e frases de incentivo.

Também é muito bonito, ver nas cenas finais do filme, Miyazaki muito emocionado e admitindo que chorou pela primeira vez durante a exibição de um filme seu.Ao mesmo tempo, nos emocionamos ao ver toda a imaginação dele sendo posta em ação, enquanto olha para uma paisagem urbana feia, cinza e chuvosa.É algo verdadeiramente mágico.

“The Kingdom of Dreams & Madness” é um documentário que vale muito a pena e que nos deixa com vontade de ver mais e mais de Hayao Miyazaki, um homem admirável, assim como o seu trabalho.

Cotação: 5/5

https://www.youtube.com/watch?v=coewgvtKY1E

Dados do Arquivo:

Servidor: MegaTamanho: 571,8 MBFormato: rmvbIdioma: Japonês Legenda:Português

Download

Back to Top
%d bloggers like this: