Silenced,2011
(Dogani)
País: Coreia do Sul
Diretor: Hwang Dong-Hyuk
Elenco:Gong Yoo, Baek Seung-Hwan, Jung In-Seo, Jung Yoo-Mi (II), Kim Hyun-Soo
SINOPSE:Um novo professor de artes chega a uma escola para deficientes auditivos. Quando ele começa a ensinar lá, é temido pela atmosfera desconfortável e pelo medo de que na escola existe algo mais do que os olhos podem ver, e realmente há.
COMENTÁRIO:Se for pra resumir esse filme em uma única palavra essa seria: revolta.Esse é o sentimento que fica dentro de você depois de testemunhar todas as atrocidades que aquelas crianças sofreram.O filme é baseado no livro “Dogani”, escrito pela romancista Gong Ji Yong, baseado em uma história real, que aconteceu entre 2000 e 2005 na Escola Inhwa em Gwangju.
Silenced conta a história de Kang In-Ho professor recém contratado em uma escola para crianças com deficiência auditiva.Logo no primeiro dia de aula, percebe que algumas crianças tem um comportamento estranho, tem medo delo, mas acredita que é pelo fato de nunca ter trabalhado com crianças surdas.Com o tempo, ele nota que os professores castigam os alunos fisicamente.Além disso, ele tem que pagar uma alta quantia de dinheiro ao diretor da escola, para conseguir o seu posto de professor.Com muito esforço e dedicação, vai ganhando a confiança dos alunos e estes contam todos os abusos que sofrem na escola.E para seu choque, não são apenas físicos, mas também sexuais.
Definitivamente, “Silenced”, não é um filme fácil de assistir, pois contém muitas imagens pesadas.As cenas dos abusos foram feitas de forma detalhadas e são de revirar o estômago, muito dificeis de ver. Parei o filme diversas vezes, tamanho foi o meu incomodo.O crime de pedofilia é um dos doentios e repulsivos atos que se pode cometer, mas tudo fica ainda pior por conta da deficiência das crinaças, que não podiam falar e pedir ajuda.
Falando em crianças, os atores infantis são fantástico. Já que conseguem transmitir toda a dor e angústia pela qual estavam passando, sem emitir nenhum som, apenas com olhares e gestos da linguagem de sinais.
Mas o que me deixou mais chocada, até mais do que as cenas de abusos, é a forma branda com que aCoreia do Sul, trata os casos de abuso sexual.Preferem apenas esconder toda a sujeira embaixo do tapete ao invés de tomar uma atitude que realmente puna e impeça que outros pedofilos doentes cometam atos tão nojentos.
Um filme perturbador, triste e ao mesmo tempo verdadeiro, justamente por abrir nossos olhos para toda a maldade e injustiça que existe no mundo.
Cotação: 4/5
Dados do Arquivo:
Servidor: Mega; Tamanho: 395,9 MB; Formato: rmvb; Idioma:Coreano ; Legenda:Português